Coaching Jurídico

O Coaching Jurídico é um trabalho destinado para pessoas da Área Jurídica. É um trabalho pioneiro que criei em razão da minha experiência e prática em várias áreas de atuação do Direito e também pelo meu conhecimento no campo da Psicologia e do Coaching. Até o momento, desenvolvi dois tipos de Coaching Jurídico: o Coaching Jurídico Estudantil e o Coaching Jurídico Profissional.
Como é o Coaching Jurídico Estudantil?

O Coaching Jurídico Estudantil é destinado para as pessoas que prestam Concursos Públicos para Carreiras Jurídicas e Bacharéis em Direito que estudam para o Exame da OAB. Este trabalho serve principalmente para focar e maximizar o rendimento no estudo e também para aumentar sua motivação.

Como é o Coaching Jurídico Profissional?

Este Coaching é destinado aos profissionais que trabalham na área jurídica que querem melhorar algo em relação a sua área profissional.


A seguir, abordarei em detalhes o trabalho com o Coaching Estudantil para Concurseiros que prestam Concursos Públicos nas Carreiras Jurídicas.
Quais são as vantagens deste tipo de Coaching? A principal é a aquisição de um método de estudo personalizado que inclui a aprendizagem e gerenciamento dos seguintes aspectos:

1) Administração Eficaz de Tempo = É aplicado um teste específico com 96 perguntas que é capaz de identificar as dificuldades atuais do concurseiro em gerenciar seu tempo com o intuito de evitar  qualquer desperdício de tempo e organizar da melhor forma possível a sua rotina atual de estudo.

2) Maior Disciplina no Estudo = O concurseiro será treinado para estudar com foco. Absolutamente tudo é avaliado para otimizar o desempenho do concursando ao máximo. Desde o seu local e horário de estudo até a forma escolhida para estudar cada matéria.

3) Maior Motivação no Estudo = São aplicados 2 testes com 83 perguntas que são capazes de identificar o grau de desânimo atual do concurseiro e que servirão para orientar e decidir quais serão os itens de prioridade a serem trabalhados no processo de coaching. Além disso, o concurseiro aprenderá a utilizar técnicas para se manter motivado durante todo o seu percurso de estudo até a data da prova.


4) Gestão do Estresse = É aplicado um teste com 53 itens que é capaz de identificar o grau atual de estresse do concurseiro para decidir qual será a melhor medida a ser adotado para que a produtividade no estudo aumente. Além disso, é aplicado outro teste com 21 itens para verificar o grau atual de ansiedade com o objetivo de avaliar como ela está atrapalhando e potencializando o estresse. Também são identificadas e trabalhadas as interferências diárias que possam desviar o foco do concurseiro no estudo como problemas no trabalho, relacionamentos em geral, etc.

5) Maior Auto-Controle = O concurseiro aprende várias técnicas para gerenciar suas emoções e obter um auto-controle bom. O bom-senso e a prudência é o segredo para alcançar a vitória. No coaching, são feitos vários exercícios para se colocar em prática o bom-senso e, consequentemente, adquirir auto-controle. Além disso, são feitas algumas técnicas de relaxamento para serem usadas na véspera da prova, no momento em que dá branco e também em exames orais no final dos processos de seleção.

Viviane Sampaio. Psicologa e Coach. Trabalha com Terapia Cognitiva e Psicologia Positivana Vila Mariana em Sao Paulo - SP. Autora do Site www.vivianesampaio.com.br Tel.: (11) 9808-3718,   e-mail vs@vivianesampaio.com.br ou Skype clinicavivianesampaio